terça-feira, 15 de abril de 2008

VIVENDO COM SIMPLICIDADE

Pr. Dória

Aprendemos na Bíblia que a vida cristã é paradoxal: vivemos quando morremos; triunfamos quando somos derrotados; conquistamos quando perdemos; somos fortes quando estamos fracos; exaltamos quando nos humilhamos; maiores quando servimos; sábios quando simples; livres quando servos; possuindo tudo quando nada temos; recebendo quando damos e ganhando quando perdemos.

O difícil é aceitar e encarar com naturalidade esses paradoxos divinos. A nossa natureza corrompida, orgulhosa, altiva e o ardente desejo de abundância e opulência da sociedade atual são os maiores obstáculos a viver uma vida em simplicidade.
Richard J. Foster, no seu livro “Celebração da Disciplina”, diz que “o ponto central da simplicidade é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, tudo o que for necessário virá em sua devida ordem (Mt.6:25-33). Tudo depende de manter em primeiro lugar o que realmente é ‘primeiro’. Nada deve vir antes do ‘Reino de Deus’, nem mesmo o desejo de viver uma vida simples. A prova maior de que estamos buscando o Reino de Deus em primeiro lugar, é um viver livre de ansiedade. Essa liberdade de ansiedade caracteriza-se por três atitudes interiores:
1) Receber o que temos como um dom de Deus;
2) Saber que é o negócio de Deus, e não nosso, cuidar do que temos;
3) Ter nossos bens disponíveis aos outros.”

Se recebemos o que temos como um dom, se o que temos recebe o cuidado de Deus e se o que temos está disponível aos outros, então seremos livres de ansiedade. Isto é o ponto central da simplicidade.