quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Conferência Reformada: Adoração em Espírito e em Verdade


Adoração em espírito e em verdade: No seu diálogo com a mulher samaritana em João 4, Jesus nos ensina algo muito importante sobre a verdadeira adoração que devemos oferecer a Deus (ver Jo.4.20-24). Não importa o lugar, mas sim adorar a Deus em espírito e em verdade. O que significa adorar a Deus em espírito e em verdade?

Adorar a Deus em espírito: Adoração orientada pelo Espírito Santo que nos leva a uma adoração sincera que flui de um coração puro e desejoso de glorificar a Deus. Quais os motivos que nos levam a adorar a Deus? Buscar interesses próprios? Agradar as pessoas? Ou glorificar a Deus e dar graças por sua salvação? Se nosso corpo está no templo e nosso coração longe do Senhor, então não estamos adorando a Deus em espírito, mas com hipocrisia. Adorar em espírito é também adorar a Deus com reverência e santo temor (Sl. 2.11; Sl. 95.6).


Adorar a Deus em verdade: Adorar a Deus de acordo com a verdade da sua palavra. Devemos adorar a Deus não conforme nossas idéias e pensamentos, mas conforme os princípios e as regras que ele estabeleceu para nós na sua palavra. Adorar a Deus em verdade hoje não é mais seguir literalmente o culto do AT (lugar e cerimônias), mas prestar um culto ao Senhor de forma simples, reverente e ordeira conforme a igreja primitiva no NT (At.2.42; I Co. 14.40). É claro que temos de levar em consideração a continuidade do culto a Deus no AT e NT. A aliança de Deus é única e a igreja é a mesma. Mas temos de entender que muitos elementos do culto do AT foram cumpridos em Cristo e não se aplicam literalmente a nós hoje. Mas podemos aprender deles acerca de como adorar a Deus corretamente. Não precisamos mais subir ao templo de Jerusalém e oferecer sacrifícios de animais nem de um sacerdote humano que interceda por nós. Cristo é Nosso Cordeiro e Sacerdote. Ele rasgou o véu com o seu sangue e nos deu livre acesso para nos apresentarmos diante do trono da graça de Deus em adoração. Por que precisamos das sombras, se temos o significado real diante dos nossos olhos? (ver Confissão Belga, artigo 25). (Extraído do Artigo: Elementos do Culto Reformado, Por. Rev. Elissandro Rabêlo)
Confissão Belga - Artigo 25
Cristo, o cumprimento da lei Cremos que as cerimônias e os símbolos da lei terminaram com a vinda de Cristo, e que todas as sombras foram cumpri-das,de modo que o uso delas deve ser abolido entre os cristãos. Contudo, a verdade e a substância delas permanecem para nós em Jesus Cristo, em quem foram cumpridas.No entanto ainda usamos os testemunhos tirados da Lei e dos Profetas, para nos confi rmar nas doutrinas do Evangelho e para ordenarmos a nossa vida com toda honradez, conforme a vontade de Deus e para a Sua glória.3
(1. Mt 27.51; Rm 10.4; Hb 9.9, 10. 2.Mt 5.7; Gl 3.24; Cl 2.17. 3.Rm 13.8-10; Rm 15.4; 2Pe 1.19; 2Pe 3.2.)